Wolverine - História
Wolverine Wolverine

Conheça o Wolverine

Primeira manifestação das garras

Introdução ao personagem

Wolverine (palavra em inglês para "carcaju", um tipo de mustelídeo das florestas do Canadá), é um personagem fictício, herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics.


Nasceu como James Howlett e comumente conhecido como Logan, Wolverine é um mutante, possuindo características animais - caninos afiados, sentidos aguçados, habilidades físicas sobre-humanas, três garras de ossos retráteis em cada mão e um fator de cura que lhe permite recuperar-se a partir de praticamente qualquer ferimento, doença ou toxina em um ritmo acelerado. O fator de cura também retarda o seu processo de envelhecimento, capacitando-o a viver além de uma vida humana normal. Seu fator de cura poderoso permitiu que fosse escolhido para o programa Arma X transformando-lhe em um supersoldado, unindo a quase indestrutível liga de metal adamantium ao seu esqueleto e garras sem o matar. Ele é o mais frequentemente descrito como um membro do X-Men, a Tropa Alfa, ou mais tarde os Vingadores.


O personagem apareceu pela primeira vez no último HQ de "The Incredible Hulk #180. Wolverine apareceu em um número de anúncios e em diversas publicações Marvel Comics antes de fazer sua primeira grande aparição em "The Incredible Hulk #181" (data de capa Novembro 1974). Ele foi criado pelo escritor Len Wein e o diretor de arte da Marvel Sr. John Romita, que desenhou o personagem, e foi o primeiro desenhado para publicação por Herb Trimpe. John Romita, projetou o traje de Wolverine em amarelo e azul. A introdução do personagem era ambígua, revelando pouco além de ele ser um super-humano agente do governo canadense. Nessas aparições, ele não retrai suas garras, embora Len Wein afirmar terem sido sempre encarada como retráteis. Ele aparece brevemente no final da história em O Incrível Hulk #182.


Próxima aparição de Wolverine foi em 1975 de Tamanho Gigante X-Men #1, escrito por Wein e desenhada por Dave Cockrum, em que Wolverine é recrutado para um pelotão novo. Gil Kane ilustrou a capa, mas incorretamente desenhou máscara de Wolverine com pedaços da cabeça maiores. Dave Cockrum gostou alteração acidental de Kane (acreditando ser semelhante a máscara do Batman) e incorporou-o em seu próprio trabalho artístico para a história real. Cockrum foi também o primeiro artista a desenhar Wolverine sem sua máscara, e o penteado característico que se tornou uma marca registrada do personagem. Um revival dos X-Men seguidos, começando com X-Men #94 (Agosto 1975), desenhada por Cockrum e escrito por Chris Claremont. Em X-Men e Uncanny(estranho) X-Men, Wolverine é inicialmente ofuscado pelos outros personagens, embora ele não crie uma tensão na equipe, como ele se sente atraído por Jean Grey, namorada de Cyclops, Como foi no andamento da série, Claremont e Cockrum (que preferia Noturno) considerou tirar Wolverine da série; o sucessor Cockrum, o artista John Byrne, defendeu o personagem, depois de explicar, como sendo um canadense, ele não queria ver um personagem canadense sair.


O escritor de X-Men Chris Claremont desempenhou um papel significativo no desenvolvimento posterior do personagem, juntamente com o artista/escritor John Byrne, que insistiu em fazer o personagem mais velho do que os outros X-Men. O artista Frank Miller colaborou com Claremont e ajudou a rever o personagem em quatro-partes da série limitada homônimo de setembro a dezembro de 1982, em que Wolverine é logan, "Eu sou o melhor que existe no que faço, mas o que eu faço melhor não é muito bom", assim foi sua estréia.


Byrne criou a Alpha Flight(Tropa Alpha), um grupo de super-heróis canadenses que tentam recapturar Wolverine devido à despesa de seu governo incorridos em treiná-lo. Mais tarde, as histórias começam gradualmente a estabelecer à obscura natureza de Wolverine e de seu passado instável, o que ele luta para manter sob controle. Byrne também desenhou um traje marrom novo para Wolverine, mas manteve a máscara de Cockrum. Após a saída de Byrne, Wolverine ficou em X-Men. A crescente popularidade do personagem levou a um solo, de quatro edições da série limitada, Wolverine (setembro-dezembro 1982), por Claremont e Frank Miller, seguido da emissão e de seis "Kitty Pryde e Wolverine" por Claremont e Milgrom Al (Novembro de 1984 - abril 1985). A Marvel lançou um livro solo de curso escrito por Claremont com arte de John Buscema em novembro de 1988. Larry Hama depois assumiu a série e tinha uma corrida extensa. Outros os escritores que escreveram para a série Wolverine em curso incluindo Peter David, Archie Goodwin, Erik Larsen, Frank Tieri, Greg Rucka e Mark Millar. Muitos artistas populares também têm trabalhado na série, incluindo John Byrne, Marc Silvestri, Mark Texeira, Adam Kubert, Francis Leinil Yu, Rob Liefeld, Sean Chen, Darick Robertson, John Romita, Jr., e Humberto Ramos. Durante a década de 1990, o personagem foi revelado com as garras de osso, depois de seu adamantium é retirado por Magneto em X-Men #25, que foi inspirado por uma piada de Peter David. Além da série Wolverine e várias aparições na série X-Men, duas outras histórias expandiram passado do personagem: "Arma X", do escritor-artista Barry Windsor-Smith, serializado na Marvel Comics Presents #72-84 (1991); Origem e, uma série de seis HQ'S edição limitada pela criação de co-escritores Joe Quesada, Paul Jenkins e Bill Jemas e o artista Andy Kubert (Novembro de 2001 - Julho de 2002). Uma série de solo do segundo, Wolverine: Origins, escrito por Daniel Way e arte de Steve Dillon, desmembrado de adamantiun e é executado simultaneamente com a segunda série solo de Wolverine.


Wolverine era típico dos muitos resistentes anti-autoridade e anti-heróis que surgiram na cultura popular americana após a Guerra do Vietnã; sua vontade de usar força letal e sua natureza tornou-se ícone de característica padrão de quadrinhos anti-heróis até o final da década de 1980. Como resultado, o personagem tornou-se o claro favorito para os fãs da cada vez mais popular franquia X-Men. Wolverine tem sido destaque em seus quadrinhos próprios, solo desde 1988 e tem sido um personagem central na maioria das adaptações de X-Men, incluindo a série animada de televisão, vídeo games, e o live action(filme) da 20th Century Fox, série dos filmes X-Men, na qual ele é interpretado por Hugh Jackman. Em maio de 2008, Wolverine era #1 em preferência das revistas, Top 200 personagens de quadrinhos de Todos os Tempos e foi classificado #4 no "Os 50 maiores personagens de quadrinhos" pela Empire magazine em julho de 2008. Em sua lista dos 100 melhores personagens fictícios, Fandomania.com classificou Wolverine em #21. Em maio de 2011, Wolverine ficou em quarto no Top 100 da IGN heróis dos quadrinhos.



Origins

Primeira manifestação das garras

Como tudo começou


Esta história não chega perto de cobrir todos os detalhes da vida de Logan, mas espero que cubra muitas das coisas importantes que moldaram o homem como o conhecemos. Logan aparentemente nasceu alguns anos antes da virada do século IX, em Alberta, Canadá - em qualquer caso, Alberta é o lugar onde ele passou seus primeiros anos.


A série revela que Wolverine nasceu como James Howlett, filho de fazendeiros ricos, John e Elizabeth Howlett, no final do século 19 no Canadá. A família Howlett mudou para sempre em 1897 - naquele ano, a propriedade Howlett foi vendida e John Jr. morreu de repente com cerca de doze anos de idade. A história divulgada é que era uma doença, mas Elizabeth foi enviada para um manicômio imediatamente após a morte, sugerindo que o evento parece ter sido mais traumático do que uma simples doença. Sabemos também de uma cena em que seu lado estava desfigurado por três cicatrizes longas que parecem ter sido de garras semelhante as do próprio Logan. No retorno de Elizabeth do hospício, ela entrou em reclusão e deu pouca atenção ao seus filhos restantes. É sugerido ao longo da série que o irmão mais velho de Wolverine John Howlett III foi um mutante com poderes semelhantes aos seus próprios (tanto sua mãe e avô fazem alusão a isto).


James Howlett(Logan) era uma criança muito doente, que foi forçado por seu estado de saúde a passar a maior parte de seu tempo em ambientes fechados, assim John Howlett que era um pai amoroso contratou uma menina órfã da vila próxima para ser uma companheira para ele. Rose tinha doze anos quando entrou para a família. E havia também um rapaz apelidado de "Dog", que era filho do jardineiro dos Howlett; Thomas Logan (que se parece muito com o Wolverine adulto). Os leitores são levados a crer que Dog era o Dentes de Sabre(Sabretooth) joven, mas isso é depois revelado não ser o caso até o filme Origins que o colocou nessa condição.


Thomas Logan era alcoólatra e foi extremamente abusivo ao seu filho. As crianças eram grandes amigos, mas quando eles chegaram à idade adolescente, como resultado de espancamentos e álcool, Dog desenvolveu uma mente distorcida ao longo dos anos, tornando-se cada vez mais como seu pai. Suas ações levariam a uma cadeia de eventos trágicos, que começou com os três na adolescência quando Dog tentou assaltar Rose e James relatou a seu pai. Como retaliação, Dog matou o cão de estimação de James. Este, por sua vez resultou na expulsão de Thomas Logan e Dog da propriedade.


Thomas retorna com o objetivo de roubar a propriedade Howlett e convencer Elizabeth a ficar com ele (está implícito que eles tiveram um caso e que Thomas pode ser o pai biológico dos filhos de Elizabeth). John tentou detê-lo e Thomas Logan atirou a sangue frio. James Howlett tinha acabado de entrar na sala quando isso ocorreu e, o horror da morte de seu pai faz com que os poderes de James se manifestem pela primeira vez; (Wolverine primeiro usa suas garras na origem # 2)suas garras se estendem desde as costas das mãos e ele ataca os invasores com uma ferocidade incomum, matando Thomas Logan, e deixando cicatrizes no rosto de Dog, três marcas de garras. Rose fica a distância de James. Elizabeth Howlett, surpreendentemente, toma aos braços o corpo de Thomas Logan, em vez do de seu marido. Elizabeth, que já era uma mulher emocionalmente perturbada, com o evento presenciado acabou de vez com sua sanidade, ela jogou James(Logan) para fora de casa e tirou sua própria vida logo em seguida com um disparo da arma de Thomas.


Rose temendo por sua segurança, correu atrás James (Logan) para cuidar dele. Foge da propriedade com James, que está em choque e parece não ter nenhuma lembrança do que aconteceu. Essa perda de memória se deve à seu fator de cura que, como efeito coloca um bloco mental nos traumas mentais devastadores de testemunhar a morte de seu pai, a manifestação de raiva da mãe com ele e da dor e surpresa causada pela súbita manifestação de suas garras.


Questionado pela polícia, Dog acusa Rose de ter enlouquecido e ser responsável pelos assassinatos, o fato de que ela fugiu da cena com James parece confirmar isso. Rose procura ajuda dos parentes, que a rejeitam, e até mesmo o avô de James expulsa ambos da casa devido à manifestação da mutação de James. Ele deu dinheiro para Rose tomar conta de si mesma e de James(Logan), e irem para outra área do Canadá. Ficou com Dog a seus cuidados. No entanto, Dog já era um psicopata em formação e já era tarde demais para seu caráter seguir outro caminho.


Os dois pegam o trem de Alberta para Colúmbia Britânica, e nos anos que se seguiram, James e Rose se refugiaram em uma colônia britânica de mineração chamada Coalville, sob o pretexto de serem primos, onde eles vão trabalhar em uma pedreira. Rose deu o nome de James como Logan a fim de esconder sua identidade, que foi o nome que ele passou a se chamar a partir de então, embora o por que dela ter escolhido o nome de seu inimigo permanece inexplicado. Da história do Canadá a respeito de um período de expansão da mineração na região, as probabilidades são de que eles viveram lá por volta do período 1901-1910.


Com o trabalho árduo de mineração temperando seu corpo, seu fator de cura e outros sentidos começaram a se desenvolver durante os anos trabalhando nas minas, ele cresceu para ser excepcionalmente forte e feroz, apesar de sua memória ainda estar bloqueada. Apesar das ofertas de Rose sobre contar a ele sobre seu passado, ele sempre se recusou em saber. Ela, portanto, mantém notas detalhadas em seu diário. Mas embora ele tenha superado o tempo que passou constantemente doente, sua cura, aparentemente, não poderia compensar os anos de crescimento perdidos e Logan permaneceu com estatura baixa.


Ele seguiu o exemplo de seu chefe, Smitty, em muitos aspectos, assim ele cresceu, mas aprendeu sozinho a caça e como se portar nos ermos por tentativas e erros. Eventualmente, juntava-se com uma matilha de lobos na floresta, aprendendo a caçar como caça um animal, apenas com suas garras. "Logan" se tornou uma figura importante e admirável entre a pequena comunidade de mineiros devido a seu trabalho duro e ética forte, ganhando o respeito de seus pares, incluindo Smitty o capataz, que se tornou uma figura de pai substituto para James.


Durante este período, James desenvolveu fortes sentimentos por Rose, mas era impossível para ele declarar seus sentimentos por ela por causa de sua identidade pública como seu primo. Smitty, que tinha sido mentor de James todos esses anos, também tinha crescido perto de Rose, começa a corteja-la com livros, incluindo poesia de William Blake e uma história de samurai (guerreiros dos quais Wolverine mais tarde, se tornaria). E os dois finalmente se apaixonaram e se envolveram, para o escárnio e a surpresa de James, que somente mais tarde aceitou a situação por causa da felicidade de Rose.


Enquanto isso, o velho John Howlett com a saúde debilitada e pediu Dog encontrar Rose e seu neto para que ele pudesse fazer a paz com eles antes de morrer. Dog concorda. No entanto, Dog (que se tornou um homem fisicamente formidável) decide encontrá-los para que ele possa matar James.


Logan sentindo toda a frustração por Rose e Smitty, trabalha a sua violência em uma série de lutas de gaiola. Ele também parece por sua angústia para fora, trabalhando intensamente na pedreira, e é dado o apelido de Wolverine pela população local, que compara sua escavação intensa a um wolverine escavando uma raiz de árvore. Também desenvolve uma intensa rivalidade com o cozinheiro obeso do campo, Malone, que entra no seu caminho para causar problemas para Logan.


Smitty eventualmente pede Rose em casamento, e ela aceita, então Smitty informa que as lutas de gaiola são uma forma rápida e fácil de ganhar algum dinheiro extra para o casamento. Ele pede a ela para ir embora com ele, mas ela fica relutante em ir por causa de Logan. Logan vê Rose e Smitty se beijando e, sentindo-se traído, mais tarde, confessa seus sentimentos a ela, embora ela o rejeite por Smitty. Depois que ele recusa sua oferta para ir com eles, Logan confronta Smitty na luta de gaiola seguinte, depois de dar vazão à sua fúria sobre Malone, e rapidamente ele tem Smitty à sua mercê. Apesar de uma mistura de sentimentos, e desejos de Rose ser feliz, Logan permite Smitty derrotá-lo propositalmente.


Dog que caçava James e Rose com tanta facilidade que parecia que ele tinha uma habilidade sobrenatural para rastreamento. Enviada pelo avô de James, o velho John Howlett, no leito de morte, para encontrar seu herdeiro, chega na noite que Smitty deixaria a cidade mineira com Rose. Dog (que tem uma estranha semelhança com futuro nemesis de Logan, Dentes de Sabre) no entanto, culpa James pelos eventos que levaram à morte de seu pai e esta la realmente por vingança, finalmente encontrando e confrontando James. Ao ver Dog, James lembrou de seu passado, e aquela noite na propriedade que tinha mudado toda a sua vida assim. Os dois lutaram ferozmente no meio da rua e apesar de ser o mais forte fisicamente, Dog acabou por ser dominado pela fúria de James. Ele estava deitado inconsciente, então Logan desembainhou suas garras pela primeira vez em público, para o choque de todos que estavam assistindo, e estava prestes a desferir o golpe mortal quando Rose pulou para detê-lo, mas foi acidentalmente empalada por suas garras. Horrorizado, Logan segura em seus braços seu corpo. Logan fica louco com o sofrimento (o seu fator de cura cria outro bloco mental devido a acidentalmente matar seu primeiro amor), e corre para a floresta onde ele viveu em exílio auto-imposto com uma matilha de lobos se afastando da comunidade mineira e os seres humanos em geral, onde permanece presumivelmente por muitos anos, vivendo como um animal selvagem.


Logan que não deixara Rose contar a ele sobre seu passado, que ele havia esquecido de qualquer maneira. Malone, que há muito odiava Logan, rouba os pertences de Rose, mas com desprezo queima seu diário que contém a verdade do passado de Logan.



Mesmo após a série Origin, sua família é muito confusa. Início da vida sob o nome de James Howlett, sua família era rica, que vem da fortuna de seu avô, que fez sua fortuna em minério de cobre. Sua mãe era Elizabeth Howlett - com um passado em volta de seu filho mais jovem. Seu pai não está definido, como sua mãe era casada com John Howlett, mas parece ter tido um homem chamado Thomas Logan como um amante. Logan também tinha um irmão mais velho (também chamado John), que morreu sob circunstâncias desconhecidas em uma idade jovem - em seu túmulo está John Jr. nascimento em 1885, por isso sabemos que Logan nasceu depois de 1885. Em função da sua ascendência, ele poderia ter um irmão ou meio-irmão no filho de Thomas Logan, Dog.


Durante décadas, Wolverine origens tinha sido um mistério. Depois do sucesso do primeiro filme X-Men, foi decidido se a origem do personagem que não foi informado nos quadrinhos, seria contada no filme. Paul Jenkins queria certos conhecimentos a ressoar com o que se sabe sobre a história de Wolverine. Smitty era para ser um pouco como Ciclope e seu relacionamento com Jean Grey como com Rose para ser o que gera faíscas ciúme de Wolverine em seu futuro fictício. Da mesma forma, o Dog era para ser uma representação de Sabretooth, o maior inimigo de Wolverine. Quando o entrevistador perguntou a Paul Jenkins se o personagem Dog foi Sabretooth, Jenkins respondeu que não tinha a intenção que seja ele, mas disse que não teria um problema com outro escritor o fazê-lo mais tarde. Nenhum escritor ainda escreveu uma história que confirme uma ligação entre Dog e Dentes de Sabre. No jogo de vídeo-game X-Men Origins: Wolverine, uma legenda trivial nas telas de loading diz o apelido de Sabretooth como "Dog".


Origem de Wolverine é mostrado em X-Men Origins: Wolverine, o quarto filme da série de filmes X-Men (que, no início do filme, é baseado fortemente na história desenhada originalmente), juntamente com o Victor Creed / Dentes de Sabre", o papel nas duas guerras mundiais, Arma X, da equipe X e ligar uns aos outros. O filme acrescenta Creed no enredo Origin, como o irmão Howlett e soldado companheiro. Ela também liga diretamente Thomas Logan e Wolverine, quando Thomas estando em seu último suspiro revela que ele é o verdadeiro pai de Wolverine. O elenco dos personagens do filme Origins são: Peter O'Brien como John Howlett Alice Parkinson como Elizabeth Howlett Aaron Jeffery como Thomas Logan Troye Sivan como Young James Howlett / Wolverine Michael James-Olsen como Young Victor Creed (Dentes de Sabre) Hugh Jackman como Logan / Wolverine / James Howlett Liev Schreiber como Victor Creed / Sabretooth


A seguir segue parte dos fatos que se sucederam, como é muito fragmentada a história e existem várias lacunas, estou montando e pesquisando. Mas assim que for montando a história completa vou atualizando.


Arma X

Arma X

O passado de Wolverine sempre foi coberto de mistério. Cobaia de uma experiência governamental (o Programa Arma X), Logan pouco sabe sobre sua vida pregressa, pois teve memórias falsas implantadas pelos militares. Só recentemente se descobriu seu verdadeiro nome: James Howlett. Nascido em Alberta, no Canadá, filho de Elisabeth e John Howlett. É irmão mais novo de John Howlett Jr., que "morreu" logo cedo.
Devido ao seu “Fator de Cura Mutante”, o envelhecimento de Logan é lento, fazendo com que sua idade certa seja indeterminada. Sabemos porém que ele lutou na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). No livro do autor Hugh Matthews, intitulado "Lifeblood", Wolverine está preso em um campo de concentração na Polônia chamado "Höllenfeuer" (algo como 'Fogo do Inferno'), durante parte da Segunda Guerra Mundial.
Já tendo atuado como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense, ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e enviado a custódia de cientistas canadenses, participantes do "Programa Arma-X", quando se descobriu que ele era um mutante com fator de regeneração e com garras ósseas retráteis saindo de cada pulso. Esse programa, (parte do programa Arma Extra, que objetivava criar máquinas de guerra perfeitas), precisava de "voluntários" para sua técnica de implantes de Adamantium, (um metal fictício, sendo o mais resistente da Terra), no esqueleto humano. Graças ao seu fator de cura, Logan conseguiu sobreviver aos experimentos: o resultado foi que todo o seu esqueleto foi revestido com o metal experimental.

Tropa Alfa

Tropa Alpha

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Só voltou ao convívio da sociedade quando o casal Heather e James McDonald Hudson o encontraram, cuidando dele e o fazendo se comportar como um humano novamente. James (que era o herói Víndix), o convidou para fazer parte da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses.

X-Men

Tropa Alpha

Logan atuou com o grupo canadense até ser convocado pelo Professor X (juntamente com um grupo de mutantes novatos) para salvar seus pupilos originais de Krakoa, a "Ilha Viva". Após o bem sucedido resgate, Wolverine aceita o convite do Professor e permanece nos Estados Unidos, tornando-se um membro ativo dos X-Men, onde permanece até os dias de hoje.
Após a Saga Queda dos Mutantes, no período em que os X-Men foram dados como mortos e passaram a atuar tendo como base uma cidade abandonada no deserto australiano (antiga base dos Carniceiros de Mutantes), Logan começou a dividir seu tempo junto com a equipe em aventuras solo. Estas se passavam em Madripoor (uma ilha, capital de um principado fictício ao Sul de Cingapura), onde ficou conhecido como Caolho, por usar um tampão em um olho. Essa fase foi mostrada no Brasil com o lançamento de sua Revista-Solo, pela Editora Abril, no início de 1992.
Em uma aventura (publicada no Brasil em X-Men Gigante nº2, onde Magneto pretendia lançar sua empreitada rumo ao domínio do mundo através da base espacial que controlava, Wolverine teve todo o Adamantium retirado de seus ossos pelo vilão. Foi essa aventura que mostrou pela primeira vez que as suas garras já existiam antes da experiência do programa Arma X.
Depois disso, Wolverine passou por um período totalmente voltado ao seu lado animalesco, praticamente irracional, sendo incapaz de até mesmo de pronunciar uma só palavra. Somente com a ajuda de Elektra e Stick, ele conseguiu recuperar o auto-controle.
Posteriormente, os ossos de Wolverine voltaram a ser recobertos de Adamantium pelo vilão Apocalipse, que o transformou no Cavaleiro "Morte". Após se livrar do controle mental, o herói teve de passar por um período de readaptação e treinamento.
Logan já teve três esposas: a empresária japonesa Mariko Yashida, a índia canadense Raposa Prateada (fato questionável, devido aos implantes de memória que o herói recebeu) e a vilã conhecida como Víbora (antiga Madame Hidra). Este último casamento não ocorreu por vínculos afetivos: Wolverine se sentiu na obrigação de se casar para cumprir uma promessa feita a uma amiga já falecida a muitos anos atrás: Seraph, a fundadora do Bar Princesa. Já Víbora desejava assegurar seu domínio sobre o mundo do crime na cidade fictícia de Madripoor. Um personagem de extremos, Wolverine já representou diversos "papéis" dentro dos X-Men. Tendo passado de "garoto-problema" a tutor e "consciência" do grupo, o comprometimento de Logan com o sonho de coexistência pacífica entre humanos e mutantes é total. Considerando os X-Men sua família, ele, de sua maneira característica, sempre oferece ajuda a todos os membros em momentos de dificuldade, aconselhando-os ou chamando-os à realidade, da maneira que se fizer necessária.

X-force

X-Force

Após o nascimento da primeira mutante após o Dia M, Ciclope organiza a X-force, um grupo liderado por Wolverine cuja formatação foi: Wolverine, X23, Apache, Lupina, Caliban e Hepzibah. Caliban morre e Hepzibah fica ferida naquela missão e é absolvida da X-force. Este grupo seviu de Purificadores de vilões, o que deixou Wolverine e X23 livres para expressar o seu lado animal, matando todos os bandidos que encontram pela frente.
A primeira missão da X-force foi salvar Lupina dos Purificadores de Matthew Risman, que criaram um coro de Arcanjos com asas. Quando a menina volta para casa, ela arranca as asas do Anjo, o transformando em arcanjo de novo. Então, a X-force voltou a atacar os purificadores, desta vez atrás do anjo e de lupina.
No final, Anjo consegue controlar a forma entre Anjo e Arcanjo, se tornando membro da X-force, Lupina mata o seu pai, ainda dominada pelo desejo de matar o anjo, já que seu pai era um dos Arcanjos do coro e Elixir vai até o Ninho do Anjo (sede da X-force) para curar a lupina e o Anjo do seu trauma da primeira missão da equipe, tornando-se o membro mais novo do Grupo. Já na segunda e terceira missão a X-force tirou de letra a nota A. Tendo agora em seu grupo Dominó, Vanisher, Elixir, Deadpool e Cable, Wolverine têm de assumir missões bem maiores e que podem sustentar o seu apetite por lutas e violências.

Guerra Messiânica

Guerra Messiânica

Mais tarde a X-force vai ao Futuro para receber Hope summers, mas Cable não quer devolver a menina pois se apegou nela, e o pior, Deadpool e Dominó concordam com a atitude de Nathan, mas no meio desta discussão, inimigos como Conflito e Apocalipse ressussitam e atacam Cable e a X-force.

Vingadores

Vingadores

Wolverine foi um dos convocados para entrar na nova formação de Vingadores. O Homem de Ferro teve de convecer o Capitão América para que Logan fosse aceito na equipe, com o argumento de que ele seria o elemento a mais na equipe, aquele que chegaria onde nenhum deles conseguiria, no caso de ações mais bruscas ou violentas, devido ao seu sangue frio e histórico marcado por assassinatos e outros. Quando viu a Tropa Alfa sendo completamente aniquilada pelo Coletivo, Wolverine se enfureceu e tentou, como pode, enfrentar o monstro.

Dinastia M e dizimação

Dinastia M

James Howlett é um mutante que esta vivo por um século. Sobre os anos, a mente de James submeteu-se a traumas numerosos, lavagens cerebrais pelas organizações clandestinas, que fizeram o impossível para que ele recorde de seu passado verdadeiro. O que é deixado com ele é bocados de partes da memória e ele nunca sabe o que aconteceu com ele realmente.
Antes da guerra Mutante-Humana, James, codinome Wolverine, era um operativo chave na organização S.H.I.E.L.D.. Treinado por alguns dos melhores homens militares no planeta, incluindo Nick Fury e Frank Castle, Wolverine foi usado somente nas operações mais secretas. Quando seus superiores souberam de sua natureza mutante, foi mantido ausente da guerra Mutante-Humana. Foi somente quando toda a guerra iria acabar, Wolverine pensou em realizar uma tentativa do assassinato ao líder mutante, Magneto. A missão nunca ocorreu. Com os mutantes vitoriosos, a S.H.I.E.L.D. foi fechada temporariamente. James foi liberado de seu quarto solitário e descobriu um mundo novo, bravo do mutante.
Enquanto a S.H.I.E.L.D. retrocedia por seu diretor novo, Sebastian Shaw, Wolverine foi colocado na carga de um esquadrão especial dos mutantes conhecidos como o Esquadrão Vermelho. Ali ele encontrou-se com sua amante atual, Mística. O Esquadrão Vermelho foi usado quase exclusivamente para botar abaixo terroristas humanos e ameaças super-humanas. Foi mais do que até a tarefa com uma taxa de um sucesso de 100%. Com a família e os amigos, e um lugar novo no mundo, James era finalmente satisfeito.
Infelizmente, as coisas mudaram. James começou a ter sonhos e fazer com que questione sua própria vida e o seu próprio mundo. Tentou afogar estes medos com o álcool e as drogas mas este provou ser um ato mal sucedido. Embora odeie a idéia de qualquer um que vasculhe a sua cabeça, recorreu aos telepatas da S.H.I.E.L.D. para a ajuda, mas falharam. Estas imagens tornaram-se mais viscerais e conduziram Wolverine a fazer algumas decisões questionáveis no campo. Aquelas decisões conduziram a Sebastian Shaw e sua equipe, incluindo Mística, questionar a sanidade de Wolverine e o seu papel no futuro da S.H.I.E.L.D..
Na última parte da saga Dinastia M (publicada no Brasil pela Panini Group), Wolverine recupera suas memórias, se lembrando de tudo. Esse foi o fio da meada para fazer Wolverine entrar numa caçada de vida ou morte. A noticia da volta de sua melhora impulsionou a queima de arquivos e outros até se mataram. No arco de histórias Origens e Destinos, o primeiro desde Dinastia M, publicado em sua revista mensal do número 25 ao 29, Logan enfrenta o Samurai de Prata e Bucky Jones em busca de respostas. Descobre que o Soldado Invernal matou sua esposa grávida quando estava sendo controlado pelo Arma X. Wolverine reconhece que Bucky não teve culpa e agora vai atrás dos verdadeiros culpados por tudo. Começa sua fase Pós-Dia M.
Dizimação

Guerra Civil

Guerra Civil

Durante a mega-saga Guerra Civil, Wolverine foi atrás do responsável pela morte das pessoas em Stamford (sem o consentimento dos X-Men e nem dos Vingadores): Nitro. Na sua busca, Wolverine foi totalmente incinerado até os ossos por Nitro, mas, para surpresa de todos, ele retornou e pegou o vilão. Descobriu então que aquele não era o potencial de Nitro e que alguém estava ajudando ele a ganhar mais poder de fogo. Outro que também queria a cabeça de Nitro era o Príncipe Sub-marino. Este disse a Logan que Nitro era dele por ter matado Namorita. Wolverine, com a roupa de Homem de Ferro, conseguiu pegar Nitro e descobriu quem o havia ajudado. Ele então foi prestar contas com a seguradora que ganhou dinheiro com a explosão.
Logo após, Wolverine entrou para os Vingadores Secretos do Capitão.

Wolverine Vai para o Inferno

Wolverine - Highway to hell

Um grupo conhecido como o Mão Vermelha, é um grupo de pessoas que foram enganadas por Wolverine e juraram vingança contra ele. Enganaram-lo para tentar salvar sua recente namorada Milita (que era Mystique disfarçada) e depois ele foi preso em um círculo místico e mandado direto para o inferno. Enquanto ele estava no inferno, um grupo de demônios possuíram o corpo de Wolverine. Os demônios então atacaram Wraith, enquanto ele estava na igreja, então eles atacaram Colossus. A Mão Vermelha Logo em seguida começou a matar pessoas que Wolverine conhecia como o Samurai de Prata. Wolverine consegue escapar do inferno com a ajuda de Milita, Daimon Hellstrom, e o Motoqueiro Fantasma. No entanto, seu corpo ainda estava possuído por demônios. Os X-Men descobriram sobre o Wolverine ser possuído e decidiram que Wolverine deveria morrer para proteger a espécie humana, o pensamento de Wolverine era de morrer do que matar mais inocentes. Assim, Wolverine foi então atacado por todos os lados lutando contra os demônios que ainda possuíam ele e os X-Men que queriam matá-lo.



Caracteristicas

Wolverine Venom

Wolverine é famoso pela baixa estatura, recebendo por muitas vezes a alcunha de "baixinho". O adamantium em seus ossos o deixa bastante pesado, isso faz com que seus músculos sejam mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes, pois em teoria seus oponentes recebem golpes de um punho com ossos de metal indestrutíveis. É mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com grandes mestres orientais e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.
A principal característica de Wolverine é sua selvageria animal, que aliada a uma inabalável força de vontade, faz com que ele seja temido e respeitado pela maioria dos personagens da Marvel, apesar de não possuir poderes cósmicos.

Poderes

Regeneração

Wolverine

Seu principal poder mutante é o chamado Fator de Cura, dom que lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento rapidamente, por mais mortal que este seja, além de não ficar doente e poder recuperar órgãos inteiros, através de uma imensa capacidade de regeneração celular. Wolverine já teve o próprio cérebro destruído por suas garras quando teve o corpo invadido por um vírus tecnorgânico e se recuperou em instantes. Provavelmente é esse poder que diminui assustadoramente seu envelhecimento. Em uma missão dos Novos Vingadores wolverine(e homem-aranha)enfrentam e derrotam lazzaer ganhando um fator de cura potencialmente ilimitado.

Sentidos aguçados e garras retráteis

Wolverine

Além do fator de cura, Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um lobo), tendo também audição e visão superiores a de um humano normal. Possui também 6 garras retráteis de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços por meio de contração muscular, como qualquer outro movimento. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium, deixando seus ossos e garras indestrutíveis e transformando Wolverine em uma perfeita máquina de combate.
Wolverine ganha um novo adamantium dado por apocalipse sendo á prova de magnetismo e é mais resistente.

Clarisciência

Dark Wolverine

Em Wolverine and the X-Men, Wolverine desenvolve outro poder dessa vez Psiquico, chamado Clarisciência, que o permite ver o passado de pessoas, objetos e lugares. A primeira vez que ele utilizou esse poder foi quando ele chegou a mansão X, que estava completamente vazia. Ao tocar nos objetos da casa ele começa a ter visões na forma astral, que o faz ver o que tinha acontecido lá e vê claramente seus amigos sendo derrotados; ele também utiliza esse poder no penúltimo capítulo de Wolverine and the X-Men, para localizar Emma Frost e Ciclope. Ao passar por uma avenida ele tem uma visão de que Emma Frost e Ciclope tinham passado por lá de carro. Ele também utiliza esse poder quando Jean Grey é sequestrada e vê claramente as gêmeas telepatas carregarem Jean Grey inconsciente para um helicóptero e descobre que Emma Frost é a traidora.

Habilidades e personalidade

Wolverine vs Samurai

Durante seu tempo no Japão e outros países, Wolverine se torna um mestre de praticamente todas as formas de artes marciais e tem experiência em virtualmente todo estilo de luta na Terra. Ele é proficiente com armas, incluindo armas de fogo, ainda que seja adepto a armas brancas. Ele demonstrou habilidades suficientes para derrotar os golpes de Shang-Chi e Capitão América em um único combate. Ele também tem um amplo conhecimento do corpo e os pontos de pressão. Ele também é piloto e altamente qualificado no campo da espionagem e operações encobertas.
Wolverine, por vezes, entra em uma "berserker raiva ou fúria assassina", enquanto em combate. Neste estado, ele ataca com a intensidade e agressividade de um animal enfurecido e é ainda mais resistente a ataques psiônicos. Embora ele deteste, ele reconhece que salvou sua vida várias vezes, sendo principalmente útil quando ele enfrentou o telepática "Mister X", como a capacidade X de ler sua mente e prever seu próximo passo em uma luta foi inútil em um estado berserk como nem mesmo Wolverine sabe o que vai fazer a seguir neste estado. Apesar sua aparente facilidade em tirar vidas, ele não gosta de matar ou ceder a sua fúria assassina. Logan pertence a uma conduta de código pessoal honra e moral.
Em contraste com a sua natureza brutal, Wolverine é extremamente inteligente. Devido a sua vida útil aumentada, ele viajou ao redor do mundo e acumulou extenso conhecimento de línguas e culturas estrangeiras. Ele é fluente em Inglês, japonês, russo, chinês, Cheyenne, espanhol, árabe, e Lakota, ele também tem algum conhecimento de francês, tailandês, vietnamita, alemão, italiano, português, coreano, hindu e persa.
Quando Forge monitora os sinais vitais de Wolverine durante uma sessão de treinamento na sala de perigo, que ele chama de física e mental de Logan o estado "equivalente a um ginasta Olímpico de nível a executar uma rotina de medalha de ouro ao mesmo tempo, batendo quatro computadores de xadrez em sua cabeça. "Muito para desaprovação de Professor Xavier, Wolverine também é um bebedor pesado e fumante - seus poderes de cura anulam os efeitos de longo prazo de álcool e tabaco.
Wolverine é freqüentemente descrito como um rude solitário, muitas vezes ele sai do X-Men para lidar com questões pessoais ou problemas. Ele é muitas vezes irreverente e rebelde para com figuras de autoridade, embora ele seja um aliado confiável e líder capaz.
Ele tem sido um mentor e figura paterna para várias mulheres mais jovens, especialmente Jubileu, Kitty Pryde e X-23, e teve relacionamentos amorosos com várias mulheres (principalmente Mariko Yashida), bem como um mútuo, mas a atração não cumpridas com Jean Grey, levando a ciúmes e desentendimentos com seu namorado (e mais tarde marido), Scott Summers. Ele também se casou com Viper, como parte de uma dívida, e depois divorciou-se dela. Quando Garota Esquilo é contratada como babá para a filha de Luke Cage e Jessica Jones, Wolverine revela que ele e Garota Esquilo tinha um relacionamento em algum momento no passado, e ela usa o seu nome dado, James, indicando que ela sabia que ele em algum ponto, quando ele estava ciente de seu nome de nascimento. De acordo com Wolverine, o relacionamento terminou com os dois concordando nunca se verem outra vez.

*Berserker: não é uma palavra, era o nome dado a guerreiros nórdicos que entravam em uma furia assassina antes ou durante uma batalha. Especula-se que berserkers eram grupos ou bandos de guerreiros inspirados religiosamente. Esses guerreiros entravam em tamanho estado de fúria em combate que dizia-se que suas peles podiam repelir armas.

Inimigos

O que se destaca na vida de Wolverine é a longa e quase interminável lista de inimigos que possui. Alguns são muito perigosos e para a sua ferocidade combativa, como Dentes-de-Sabre e Ômega Vermelho. Outros, utilizam-se de astúcia e covardia, como Tsurubaya Matsuo, o integrante do Tentáculo, mandante do assassinato de Mariko Yashida (efetuado pela assassina cega Reiko, através de toxina de baiacu).
Outro grande inimigo do Wolverine é Lady Letal. Ela odeia Logan, pois acha que ele matou o seu pai e roubou a fórmula de manipulação do Adamantium. Os dois já se enfrentaram diversas vezes, ocorrendo geralmente batalhas equilibradas.
Omega Red Lady Letal

Dentes-de-Sabre

Dentes de sabre

O arqui-inimigo de Wolverine é Victor Creed (no filme X-Men Origins: Wolverine, aparece como sendo o seu irmão mais velho), mais conhecido como Dentes-de-Sabre. Adversários de longa data, possuem poderes quase equivalentes (o poder de cura de Creed é mais fraco, mas Creed é mais forte que Logan), o que, apesar do ódio declarado entre eles, gerou um certo respeito mútuo. Em combate, Creed é quase tão perigoso quanto Wolverine e é um dos raros oponentes que lhe são páreo.
Um implante de memória fez Logan acreditar que Creed era seu pai e havia matado sua esposa Raposa Prateada, o que depois foi desmentido. Dentes-de-Sabre era originalmente arqui-inimigo dos heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha até que finalmente foi aproveitado como arqui-inimigo de Wolverine, por possuir características semelhantes a ele. Se enfrentaram inumeras vezes até que Wolverine pegasse a lamina muramasa e decapitasse Victor Creed.

Aliados

Tempestade Colossus Capitão América

Pelos longos anos de sua convivência com os X-Men, Wolverine formou amizades ricas e profundas, tornando-se mais sociável e menos radical em suas atitudes, apesar de ainda ser muito agressivo. Entre suas maiores amizades femininas estão Ororo (Tempestade), Jubileu, com as quais exerce uma suave relação paterna e Kitty Pride. Entre as masculinas se destacam Noturno, a quem chama de elfo, e Colossus, com o qual tem uma amizade forte. Fora dos X-Men possui também várias grandes amizades, como Yukio, o casal Heather e James McDonald Hudson (o Víndix), além do capitão américa (X-Men Evolution).
(No desenho dos anos 90, Morfo é um dos melhores amigos de Wolverine, pois este sempre afirma que Morfo foi o único que já o fez rir. Quando Morfo e Fera foram atacados pelos Sentinelas, Wolverine estava mais intensionado a salvar Morfo do que Fera. Quando Morfo fugiu da ilha do Senhor Sinistro com o X-Jato, Wolverine foi atrás dele para salvá-lo do vírus inplantado em sua mente. Chegando no bar onde Morfo estava, Wolverine tentou o convencer de voltar para os X-Men com o argumento "O Professor Xavier me salvou, e eu vou te salvar").
kitty Pryde Yukio Noturno Heather McDonald Hudson James MacDonald Hudson(vindix) Morfo

Jubileu

Jubileu

A relação dos dois foi tão elevada, que eles até hoje são comparados como a Dupla Dinâmica da Marvel. Isso resultou na escolha da Jubileu para lutar com Robin na batalha histórica DC vs Marvel, onde se confrontaram os principais personagens de cada editora em sua categoria. Depois que uniram os dois 'Universos', Jubileu se fundiu com Robin e Wolverine com o Batman, formando a união das principais duplas das respectivas editoras.


Outras mídias

Televisão

Wolverine aparece com outros X-Men no episódio "A Firestar Is Born" na série Spider-Man and His Amazing Friends, o personagem foi dublado por Neil Ross.
Em 1989, Wolverine apareceu em um piloto para uma série animada dos X-Men intitulado Pryde of the X-Men, mas o projeto não foi pra frente. Novamente foi dublado por Neil Ross. Cathal J. Dodd (Isaac Bardavid no Brasil) dublou o personagem em X-Men: Animated Series e Homem-Aranha: a série animada.
Entre os anos de 2000 e 2003 em X-Men: Evolution, Wolverine é um professor do Instituto Xavier de passado misterioso, dessa vez a voz do personagem foi feita por Scott McNeil.
Wolverine faz uma aparição rápida em vingadores os super herois mais poderosos da terra no episodio "Conheçam o Capitão América" como um soldado na II guerra mundial.
Em 30 de julho de 2009 a Marvel postou um trailer do futuro anime do Wolverine. Seguido do Homem de Ferro, tornou-se o segundo personagem a se tornar anime. Produzida pelo estúdio Madhouse foi lançado dia 7 de Janeiro de 2011.

Cinema

Nos cinemas o personagem foi interpretado pelo ator australiano Hugh Jackman em uma série de três filmes: X-Men, X-Men II e X-Men: O Confronto Final.
O sucesso do personagem foi tanto que superou sua franquia de origem, ganhando direito a um filme solo em 2009, X-Men Orígens: Wolverine, contando novamente com Hugh Jackman no papel do mutante canadense. O filme revela o passado violento do personagem, explicando a sua complicada inimizade com o mutante Dentes-de-Sabre, sua experiência no projeto Arma X e vários primeiros encontros com famosos mutantes do mundo Marvel. O filme é dirigido por Gavin Hood e escrito por David Benioff.

Videogames

Em Marvel: Ultimate Alliance, o Wolverine é jogável em todas as plataformas, sendo seu ataque extremo o Feral Rage e tendo as seguintes roupas: Modern, Classic, Astonishing e Ultimate.
Wolverine participa de todos os 4 jogos desta série crossover Marvel vs. Capcom. E em Marvel vs. Capcom 2 possui uma versão alternativa em que suas garras são feitas de seus ossos.
Marvel Super Heroes: War of Gems Jogo feito para Super Nintendo, em que além do Wolverine participam também Iron Man, Hulk, Homem-Aranha e o Capitão América. Em que os heróis do grupo Avengers, estão tentando capturar as gemas.
X-Men - Origins: Wolverine Jogo de ação com o mesmo nome do filme. O jogo é distribuído pela Activision e desenvolvido pela Raven Software. A dupla já tem alguma experiência com títulos ligados a editora Marvel, entre eles X-Men Legends 1 e 2 e Marvel: Ultimate Alliance.
X-Men: Next Dimension Jogo de luta em 2-D, com maior parte dos personagens de X-Men, a historia do jogo não se concentra no Wolverine mas ele aparece como personagem jogável. O jogo passa-se quando Bastion e os seus robots assistentes, os Sentinels, invadem a Terra para aniquilar os mutantes.

Outras versões

Como um dos personagens da Marvel capitânia, Wolverine tem visto muitas adaptações e recriações. Por exemplo, uma questão de Exilados apresentado um planeta de Wolverines.
No Mangaverse Marvel, Wolverine é ainda o fundador da X-Men. Em Marvel Zombies, Wolverine aparece zombificado ao lado de outros grandes jogadores da Marvel. O Ultimate Marvel linha de quadrinhos Wolverine procurou enraizar em seus X-Men Último título desde o início. O "Old Man Logan" storyline é definido em uma linha do tempo alternativa 50 anos para o futuro onde os heróis sobre-humanos do mundo estão mortos; Wolverine envelheceu consideravelmente e tornou-se um pacifista.


Curiosidades

Quando fez sua primeira aparição, na revista The Incredible Hulk #180, de 1974, Wolverine não passava de um mero coadjuvante, tendo sido criado por Len Wein para incrementar a batalha entre o gigante verde e o monstruoso Wendigo. Completamente misterioso, a única coisa que se sabia dele (além da fúria animalesca e coragem descomunal que o levaram a entrar em uma luta contra nada menos que o Hulk e um Wendigo), é que era um agente secreto do governo canadense.
Ele seria um personagem esquecido se Len Wein e o desenhista Dave Cockrum não decidissem por integrá-lo aos seus Novos X-Men. Assim, o mutante canadense juntou-se ao grupo de novatos convocado às pressas para resgatar os pupilos originais do Professor Xavier, capturados por Krakoa, a Ilha Viva. A partir daí o nome Wolverine passou a estar definitivamente ligado à equipe.
Inicialmente apenas mais um no grupo, Wolverine começou a ganhar força com a saída do desenhista Dave Cockrum – cujo X-Men favorito era o alemão Noturno – e a entrada de John Byrne nos desenhos. O jeito despojado, a atitude confiante, e, por vezes, arrogante, a coragem e a fúria assassina do baixinho mais invocado dos quadrinhos cativou os leitores, elevando-o ao patamar de celebridade.
Juntamente com o Lanterna Verde, Superman, Batman, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Wolverine está entre os personagens de histórias em quadrinhos mais famosos e populares da atualidade.
Sua juventude, um dos grandes mistérios do Universo Marvel, só foi revelado na mini-série publicada no Brasil com o título de Origem (Origin's em inglês). Essa história enfim lançou luzes sobre o passado de Logan, já que Barry Windsor-Smith, artista que recebeu primeiramente essa incumbência, se concentrou em mostrar a experiência no qual Logan foi cobaia do Programa Arma X, quando teve implantado o metal Adamantium em seus ossos. Apesar do belíssimo trabalho, Barry também acabou atrasando os prazos, obrigando o autor regular dos X-Men na época (Chris Claremont) a não poder tentar esclarecer a curiosidade dos fãs.
O nome Wolverine foi retirado de uma animal natural do Canadá, trata-se de uma pequeno mamifero também conhecido como carcaju, possui cerca de 40 cm e que possui fortes garras que ficam escondidas. Quando acuado o carcaju ou wolverine exibe as garras e ataca até animais muito maiores e mais fortes que ele. Conta uma lenda indigena canadense que o carcaju é imortal. Wolverine já participou de missoes no exercito junto com Steve Rogers o capitão America e no desenho x-Man Evolution mostra q essa missão foi salvar pessoas na Alemanha e uma delas era Eric Lansher que se tornaria magneto.

Carcaju-Wolverine
Fontes:
Site oficial Marvel
Wikipédia, a enciclopédia livre
Wikipedia, the free encyclopedia
ComicBookMovie.com
Wikipedia, the free encyclopedia
www.wolverine.org
Logo Marvel
Todos os conteúdos © 2011 ™ e Marvel Characters, Inc. salvo indicação em contrário neste documento.
Todos os direitos reservados.